domingo, 28 de janeiro de 2007

3. O corredor até ao gabinete do Grande Chefe

Jacques Tardi

Quando a porta do elevador se abriu, deparei-me com uma briosa funcionária de sorriso profissional que me pediu para a seguir. Aproveitei os poucos metros do corredor para rever a matéria: nó da gravata, calças na cintura, colocação da gola do casaco, vestígios de caspa nos ombros... Tudo em ordem, sem sinais das peripécias da viagem. "Aguarde um pouco, por favor"- disse-me, ao chegarmos a uma entrada alta e larga, com uma tabuleta dourada onde se lia "Grande Chefe". Entrou, fechando as duas pesadas portas atrás de si. Esperei alguns segundos, reparando, então, na decoração do corredor, com gravuras de personagens de histórias infantis: Bambi, Dumbo, Branca de Neve e... o meu preferido: Wart, o jovem de "A Espada era a Lei". O tal predestinado que conseguia retirar a espada encravada numa rocha. Há quanto tempo o não via... "e que saudades, Deus meu". Alto! Estava a deixar-me levar por sentimentalismos e até já recitava a "Balada da Neve". Reagi. Respirei fundo e virei-me, dando de caras com a funcionária que me observava, sorridente. "Vejo que foi sensível à nossa estratégia de humanização da Administração Central". Fiquei embaraçado. "Já pode entrar. O Grande Chefe aguarda-o".

Sem comentários: