sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

2. Ao encontro do Grande Chefe

Frank Miller

Desde o primeiro momento em que entrei no automóvel, percebi que não valia a pena fazer perguntas. A velocidade a que atravessávamos as ruas era tal, que o meu único pensamento era saber onde me podia segurar, enquanto ziguezagueávamos por entre automóveis, pessoas, caixotes do lixo... "Ponha o cinto!"- ordenou o que ia à frente, no lugar do pendura. "A malta do trânsito anda assanhada e não verba para multas". A explicação foi interrompida pela derrapagem controlada com que circundamos uma rotunda, pneus a chiar, peões a gritar, carros a travar e eu sem saber para que lado me virar. Com uma guinada brusca metemos pela segunda rua e aceleramos de modo a aproveitar o semáforo que mudava para amarelo. Não conseguimos. Azar de um qualquer desgraçado que se apresentava pela direita e que nos evitou, atirando-se contra o marco do correio que ficava na esquina. Comecei a sentir suores frios e uma sensação de enjoo. "Veja o que faz! Se vomitar, tem que pagar a limpeza!". O filho da mãe do condutor devia estar à espera e espiava-me pelo retrovisor. Quando, de repente, viramos à esquerda, atravessando duas fachas de rodagem em direcção ao estacionamento de um prédio, não me aguentei mais. "Merda! Este gajo vomitou o carro todo"- berrou o condutor. "Vais pagar a limpeza e com produtos de primeira. No próximo vencimento, conta com o desconto!". Descemos dois andares do estreito corredor em espiral, sempre a acelerar, até travarmos bruscamente num espaço que dizia "Reservado". Por um momento pensei que não conseguíssemos evitar a parede. Despejei o resto. que pagava, tinha direito a serviço completo. "Olha-me para esta desgraça! E são estes merdosos que tomam conta dos nossos filhos". Os dois tipos observavam-me com ar de profundo desprezo. "Tens ali o elevador. Vais até aoandar e esperas que te vão buscar". Quando saía do carro, ainda ouvi o condutor a dizer para o outro: "Então? Consigo, ou não consigo atravessar a cidade a 180? Não te esqueças que sou eu quem escolhe o marisco".